Make your own free website on Tripod.com

Conselhos


        Alguns conselhos úteis para se comunicar na Internet:
        Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha.
        Sendo toda a sua interação com a rede realizada através de um equipamento impessoal como é o computador, é facil esquecer que existem pessoas do "lado de lá" e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas. Portanto, se você está aborrecido com alguém ou com algo, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente face-a-face, em uma sala repleta de gente.
        Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.
        Você não é a única pessoa que se comunica na Internet; mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo endereços particulares. Se o conteúdo de suas mensagens forem de conteúdo exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, que não correio eletrônico, para comunicar-se com seu interlocutor. Sem a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários do autor podem ser interpretados de outra maneira nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies. Eis alguns deles:
:-)@(-:Abraço (menos usado) [] Abraço mais usado
:-# Algo dito errado :-)X(-: Aperto de mão
8-O Assustado :-(> Barbudo
~:o Bebê :-x Beijinho
:-)%(-: Beijinho no rosto <:-) Burro (perguntas bobas)
:-)&)-| Cala a boca e deixa-me falar #-) Cansado
:-/ Cara amarrada (:-) Careca
:'( Chorando %-\ Confuso
d:-)De boné X-( Decepcionado
>:-|Dúvida :-) Feliz sorrindo
:-))))Gargalhada ^..^Gatinho
:-P Língua de fora %-]Maluco beleza
:^) Narigudo e feliz [:-) Ouvindo walkman
K:-) Pessoa com cabelo brega :-BPessoa dentuça
:-(#)Pessoa que usa aparelho ;-) Piscando
X-) Tímido, com vergonha )==):-{Tio Sam
:-@Dizendo um palavrão @)--'-Rosa
3:-)Corno :-[Vampiro

        Use-os com moderação.

        Seja breve, claro e objetivo.
        As pessoas na Internet vão lhe conhecer através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito com cinco.
        Use formato adequado.
        O título de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro ao expressar o assunto da mensagem. Evite caracteres especiais em sua mensagem, pois outros equipamentos podem não reconhecer tais caracteres. Insira no máximo 70 caracteres em cada linha. ESCREVER SOMENTE USANDO LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO!!!, portanto, evite.
        Enderece corretamente a sua mensagem.
        Ao responder uma mensagem, use como endereço o do destinatário, aquele definido no campo Reply To: da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.
        Não faça testes na Internet.
        Não envie mensagens de testes para áreas públicas da Internet como Listas de Discussão ou mesmo para endereços particulares. Além de não ser elegante é muito incômodo receber um Mail dizendo: "Isto é um teste, por favor responda se você recebeu." ou "Isto é um teste, ignore.". Existem listas próprias para se fazer testes.