Make your own free website on Tripod.com

GLOSSÁRIO



A


Aiff: Um dos muitos formatos de arquivos de som para Mac.

Archie: Um método de procura em banco de dados, que remete à pontos onde se localizam arquivos específicos e endereços de FTP. O Archie pode ser usado para procurar determinado arquivo por assunto, titulo ou palavra-chave. arrab: palavra utilizada para representar, quando estiver sendo ditado, o caracter '1',,. É a barra invertida.

ASCII : Côdigo usado para descrever arquivos em formato texto.

ATM (Asynchronous Transfer Mode): Protocolo de comunicação de alta velocidade, criado para o tráfego de dados e aplicaçes multimídia.

Au: Formato de arquivos de som do sistema operacional UNIX.

Authoring toole (ferramenta para criação): Software de aplicação capaz de criar conteúdo não limitado, inclusive editores de texto, processadores de palavras, gravação de áudio, vídeo e cinema, processando e aplicando imagens.


B


Backbone: (espinha dorsal) Linhas base de conexão de alta velocidade dentro de uma rede, que, por sua vez, se conctam as linhas de menor velocidade.

Baud-rate: Medida de velocidade de tráfego de dados normalmente usada para determinar a velocidade de modems.

BBS (Bulletin Board System): Urna base de dados que pode ser acessada via telefone, onde normalmente são disponibilizados arquivos de todos os tipos, softwares de domínio público e conversas on-line. Muitos BBS oferecem O correio eletrônico da lntemet.

BITNET: Rede mundial de computadores criada em 1981.

bps (bits per second): Medida pela qual bits de dados são transmitidos por um meio de comunicação, como um modem.

BRB: Abreviação de "be right back", o equivalente a "volto logo".

Browser: Software de aplicação que permite visualizar e procurar a parte essencial, texto, imagens, gráficos de maneira aleatóna ou sistemática.

C


CMYK (Cian, Magenta, Yeltow and Black): Sistema de quatro cores que, combinadas, podem gerar outras cores. Bastante usado em impressão e trabalhos gráficos e também nas telas dos computadores.

Ciberespaço: Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informação.

Correio Eletrônico : Correspondência que se pode enviar e receber diretamente pelo computador, através de um endereço intenet.

Criptografia: Criptografar um arquivo significa converter-o num código secreto, com propositos de seguranca, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

D


Domínio ou domain name: Nome que descreve a organização com a qual um endereço na Internet está vinculado.

DPI - dots par inch ou pontos por polegada: Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.

dpl-dpc: antigo sistema para transferência de arquivos entre computadores, muito utilizado em empresas não conectadas em rede. É o conheçido "disquete-prá-lá", disquete-prá-cá".

E


Ethernett: Tipo de rede local de computadores que trafega em alta velocidade, a 10 Mbps.

Endereco lnternet: Para e mail, é formatado como destino@localização.domínio.sufixo O sufixo é a classificação do host quanto à sua utilização com (comercial), edu (educacional), gov (governo), mil (órgão militar), org (Outra organização e net (gateway ou host).

F


FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas mais freqüentes): Lista de perguntas relativas às dúvidas mais comuns sobre determinado assunto. A respostas a essas perguntas são fornecidas por usuários mais antigos ou experientes ou pelo responsável por determinado serviço.

Firewall: Dispositivo que controla o tráfego entre a lntemet e um computador ligado a ela. Impede que usuários não autorizados entrem neste computador via lntenet ou que dados de um sistema caiam na lnternet, sem prévia autorização.

FTP (File Transfer Protocol): Protocolo de transferência de arquivos, usado normalmente para transmitir ou receber arquivos via lnternet.

G


GIF (Graphic Interchange Format) Formato gráfico bastante usado na lnternet, por sua capacidade de compressão.

Gopher: Servidor que abriga uma ferramenta de procura de texto por toda a lnternet.

H


Home Page: Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão, ou hiperlinks, para outros servidores da lnternet ou ainda para entradas de hipertexto.

Host: Computador principal num ambiente de processamento distribuído. Computador central que controla uma rede.

html (Hypertext Markup Language): Linguagem de programação na qual toda a World Wide Web é escrita.

http (Hypertext Transfer Protocol): Protocolo que diz ao servidor para mandar páginas da World wide Web para o seu micro.

I


IETF (lntemet Engeneering Task Force): Comitê aberto de desenvolvedores de recursos para a lntenet.

lntenet: A grande rede formada por milhares de de redes interligadas em mais de 70 países. Os computadores utilizam o protocolo de comunicações TCP/IP. Originalmente desenvolvida para o exército americano, hoje é utilizada em grande parte para fins acadêmicos e comerciais.

IRC (lnternet Relay Chat): Área da lntemet na qual é possível conversar, em tempo real, com uma ou mais pessoas.

ISDN (lntegrated Services Digital Network): Sistema telefônico digital que, mediante o uso de equipamentos epeciais, permite enviar e receber voz e dados simultaneamente através de uma linha telefônica. Disponível já em vários países; não existe ainda no Brasil.

ISP (lnternet Service Provider): Empresa que oferece serviços tais como acesso através de ligação telefônica. A rede NutecNet é uma organização de provedores de acesso.

J


JPEG (Joint Photographic Experts Group): Algoritmo para comprimir imagens, criado pela associação que lhe dá nome. Existe também o Motion JPEG (MPEG), usado para comprimir imagens animadas

Java: Linguagem de programação muito similar ao C++ ou C, destinada à criação de desenhos, textos e pinturas animadas e/ou interativas. A Sun Microsystems, que inventou a linguagem Java, desenvolveu um browser para leitura dos applets e classes, e também um console para adaptação em outros navegadores. O Netscape 2.0 já vem com este console. Mais informações no site Java da Sun Microsystems.

K


keyword ou palavra-chave: Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto: através dela, é possível localizar esse assunto.

L


LAN (Local Area Network> Uma rede formada por computadores localizados no mesmo espaço fisico, como uma sala ou um prédio

LISTSERV: Software que mantem os grupos de discussão, também conhecidos como newsgroups. O mais famoso conjunto de grupos de discussão é a USENET.

Login: No endereço eletrônico, o login é o nome que o usuário usa para acessar a rede (ex: paulo, empaul~mecklermedia) Quando você entra na rede, precisa digitar seu login, seguido de uma senha.

Lycos: Banco de dados com milhões de endereços da lntemet. O Lycos contém uma ferramenta de procura que pode ser configurada de acordo com as suas necessidades.

M


Mbps (Megabits por segundo): Velocidade de tráfego de dados, equivalente a 10 milhões de bits por segundo.

MIME (Multipurpose lntenet MalI Extension>: Extensão que permite o envio de arquivos que não sejam texto, via e mail, como imagens, áudio e vídeo.

Modem: Um dispositivo que adapta um computador a uma linha telefônica. Ele converte os pulsos digitais do Computador para freqüências de áudio (analógicas) do sistema telefônico, e converte as freqüências de volta para pulsos no lado receptor. O modem também disca a linha, responde à chamada e controla a velocidade de transmissão, em bps.

MPEG (Motion Pictures Experts Group) Algoritrno de compressão de arquivos de áudio e video.

MUD (Multi-User Dungeon): Jogos de RPG (Role-Playing Games) usados atualmente como ferramentas de conferência ou ajuda educacional. Este nome provém do pai dos RPGs, o jogo Dungeons and Dragons.

N


Netiquette: Termo que se refere às boas maneiras de usar a Intemet, como não enviar mensagens que possam ofender alguém ou escrever com letras maiúsculas, o equivalente a gritar numa conversa.

Newsgroups (grupos de discussão): Ferramenta que permite a troca pública de mensagens sobre os mais variados assuntos.

P


PaIavra-chave ou keyword: Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados que traz em si o significado de um assunto; assim, através dela, é possível localizar esse assunto.

Point: Base de dados com endereços populares, abrangendo diversas áreas de interesse.

PPP (Point-to-Point Protocol): Protocolo de comunicação usado para suportar comunicação na lntemet.

Provedor de acesso ou provider: Empresa que presta serviço de conexão à Internet, tornando possível o acesso através de uma ligação telefônica, geralmente local.

R


RGB (Red, Green, Blue): Método de geração de cores, através da combinação dessas três cores, vermelho, verde e azul.

S


Servidor: Numa rede, é um computador que administra e fornece programas e informações para os outros computadores conectados.

Site: No mundo virtual, é um endereço cuja porta de entrada é sempre sua home page.

SLIP (Serial Line lntemet Protocol): Protocolo de comunicação usado na Intemet. SYSOP (SYStems OPerator): A pesooa responsável pela manutenção e operação de um BBS ou provedor de acesso à lntemet.

T


TCP/IP: (Transmission Control Protocol/lntemet Protocol): Protocolo que torna possível a comunicação de computadores de redes diferentes. É a linguagem universal da lnternet.

Telnet: Uma das aplicações da lntemet, que torna possível a conexão com computadores de qualquer parte do mundo, desde que façam parte da lntemet. Através da Telnet é possível usar este computador, que está longe, como se fosse o seu próprio micro. TLAs ( Three-Letter Acronyms>: Termos, em geral de poucas letras, usados para descrever todo tipo de coisas ligadas à lntenet

U


UNIX: Sistema operacional avançado, que permite que vários usuários compartilhem os recursos de um computador simultaneamente. Muito usado na Intenet.

Usenet: Uma coleção de newsgroups organizada por tópicos. Também é o nome de urna rede de computadores, sendo que nem todos eles estão ligados à lntemet.

UUCP (Unix to Unix Copy): Protocolo de transferência de arquivos via E-mail e execução de comandos remotos.

UUEE (Unix to Unix Encode): Ferramenta para transferência de arquivos via E-maiI.

V


Verônica: Base de dados para procura de informações, por palavra-chave ou assuntos.

VRML (Virtual Reality Modeling Language>: Um padrão emergente que permite a modelagem e a navegação através um ambiente 3-D.

W


WAIS (wide Area lnformation Server): Sistema de informação cliente/servidor que permite a procura de informações num banco de dados, através de uma interface bastante simples.

WAN (Wide Area Network): Rede composta por computadores que estão localizados numa grande extensão de área, como uma cidade ou um pais.

.wav: Formato dos arquivos de som do Windows.

Whois: Método de procurar nomes numa base de dados remota.

World Wide Web (ou Web ou WWW, ou W3): Literalmente, teia de alcance mundial. Serviço que oferece acesso através de hiperlinks, a um espaço multimídia da lntemet. Responsável pela popularização da rede, que agora pode ser assada através de interfaces gráficas de uso intuitivo, como o Netscape ou Mosaic, a Web possibilita uma navegação mais fácil pela lntemet.

WYSIWYG: (What You See is What You Get): Sigla atribuída à softwares que mostram na tela do micro os arquivos como realmente eles são.

Y


Yahoo: Conhecido site de busca de assuntos variados na Internet.