Make your own free website on Tripod.com

História da Internet



        A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency).
Era uma rede do departamento de defesa norte-americano. Era o auge da Gruerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse funcionando no caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim se B para de funcionar A e C continuam a poder se comunicar.
        O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
        Por isso que não há um único lugar que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de mais de 40 mil redes no mundo todo.
        Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 87 pela primeira vez foi liberado o seu uso comercial nos Estados Unidos.
        Mais foi em 92 que a rede virou moda. Começaram a aparecer nos Estados Unidos várias empresas provedoras de acesso à Internet. Centenas de milhares de pessoas começaram a pôr informações na Internet, que se tornou uma mania mundial.
        No Brasil foi liberada a exploração comercial da Internet em 95.