Make your own free website on Tripod.com

O que é Internet


        A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.
        A Internet é organizada na forma de uma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do Governo.


As informações na Internet passam por vários computadores até chegarem aos seus destinos.

        Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local e o seu fornecedor de acesso. Essa empresa ou instituição cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede.


O Provedor de acesso faz a ligação entre o seu computador e a Internet.

Serviços Internet

WEB


        O principal serviço da Internet é a Web, a parte multimídia da rede. É na Web que você pode ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar banco de dados. É possível ainda saltar de um lugar para outro na Internet por meio de páginas interligadas.
A quantidade e a diversidade do conteúdo colocado na web é tão grande que é preciso utilizar serviços de catalogação para encontrara as informações que você está procurando. Na maioria das home pages essa tarefa fica mais fácil, com a utilização geralmente dos "Gophers" da Internet, ou seja, ferramentas de busca como o RadarUol, Cadê, Surf, etc...

Correio Eletrônico


        Com o correio eletrônico, pode-se enviar mensagens para qualquer usuário da rede. O texto chega ao destino em minutos. (ou horas, dependendo do tráfego) e o usuário não precisa estar conectado para receber a mesma. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal eletrônica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital.

Transferência de Arquivos



        Com o FTP (File Transfer Protocol) é possível copiar programas gratuitos de servidores da rede. A maioria destes servidores está localizado em univesidades e contém todos os tipos de Softwares.
Você pode encontrar desde utilitários anti-vírus, até aplicativos completos.

Grupos de Discussão



        A Internet é uma grande comunidade virtual. Como toda comunidade, tem clubes, que reúnem pessoas com interesses semelhantes. Na rede esses clubes são chamados de grupos de discussão e podem acontecer de duas formas: existem os grupos da Usenet, que funcionam como quadros de avisos divididos por assuntos, e os canais de Chat, onde os usuários podem bater papos ao vivo em salas especiais para cada assunto.
        Na Usenet, você pode entrar no grupo dos fãs do seriado "Os Simpsons", ler as mensagens dos demais usuários e enviar suas próprias contribuições. Existem mais de dezesseis mil grupos na Usenet.