Make your own free website on Tripod.com

Recursos


        Se sob o ponto de vista físico a Internet é uma conexão entre redes, para o usuário ela aparece como um grupo de serviços disponíveis para a troca de informações entre computadores e ou indivíduos conectados.

Correio Eletrônico (Veja E-Mail)


        

Listas de Distribuição


        O conceito de listas de distribuição é simples. Um grupo de pessoas com um interesse comum gostaria de trocar mensagens sobre esse assunto. Estas listas funcionam da seguinte forma: em algum computador na Internet, instala-se um programa chamado de gerenciador de lista ou listserver. Esse programa mantém uma lista dos assinantes da mesma, recebendo e mandando mensagens de forma semi-automática. Esse programa é acionado por um endereço eletrônico virtual, isto é, esse endereço se parece com o endereço de um usuário comum, mas é o programa que recebe as mensagens e as processa.
Para cada lista existem dois endereços: um para adistribuição das mensagens e outro para a administração da lista. Toda vez que alguém envia uma mensagem para o endereço de distribuição, o programa envia essa mensagem para todos os outros endereços que estão armazenados no seu banco de dados, isto é, para todos os assinantes da lista.

        

FTP


        O FTP é o protocolo usado na Internet para tranferência de arquivos na Internet. Basicamente programas que implementam o FTP fazem transferência de arquivos entre seu computador local e o remoto. O FTP é o recurso mais disponível na Internet, e também responsável por um grande volume de tráfego de dados. A princípio o FTP é feito para tranferir arquivos de uma máquina remota, conectada a Internet, na qual o usuário deve ter uma conta (login) e uma senha (password) para entrar nessa conta. A partir disso pode-se navegar entre os diretórios dessa conta e transferir os arquivos dela para o seu computador local, ou vice-versa. Contudo, uma possibilidade muito interessante é o fato de muitos computadores permitirem que você os acesse remotamente(embora de forma restrita) mesmo sem ter uma conta ou senha - o chamado FTP anônimo (anonymoys FTP).
        Existem muitos Gigabites de informações disponíveis em FTP anônimo nas máquinas da Internet ao redor do mundo. Nesses locais podem-se encontrar programas fontes, programas objetos, sistemas inteiros, documentos, ou seja, todo tipo de informação em arquivos de computador. Normalmente no FTP anônimo o login é a palavra anonymous.

        

GOPHER (Yahoo - Cadê - AltaVista - Radaruol - Surf)


        O Gopher é uma forma popular de busca de informações na Internet. Quase todos os provedores de acesso disponibilizam seus próprios servidores Gopher. O usuário pode acessá-los, bastando para isso que se escreva GOPHER no seu menu principal ou diante do prompt Unix Shell. Também existem programas especiais para Gopher que podem ser instalados no seu computador caso você disponha de conexões TCP/IP e SLIP/PPP para a Internet. Começando pelos menus, que são numerados, você faz opções e salta de informação em informação de modo hierárquico e semelhante a árvore de diretórios de um PC, podendo mesmo, nessas sessões, utilizar a partir do Gopher outros protocolos como o Telnet, o FTP e o IRC, além de outros recursos. Hoje o Gopher também pode ser facilmente utilizado a partir da www, que deste modo não apenas o substitui como ainda oferece uma plataforma mais atraente para a navegação. Um dos ítens mais populares do Gopher, é o Verônica, um sistema de busca por palavra chave que vasculha constantemente todos os índices dos Gophers no mundo inteiro.

        

TELNET


        Telnet é um serviço que permite ao usuário entrar em outra máquina ligada àinternet, transformando a máquina local em terminal da máquina remota. Para executar o Telnet é necessário que o usuário tenha acesso a uma conta nessa máquina incluíndo uma senha. Quando você utilizar o Telnet para se conectar a outro computador , irá parecer que você está sentado em frente ao teclado do novo computador. Isto abrirá todo tipo de porta porque o Telnet permite que você acesse "coisas" que você não pode executar em seu computador pessoal. O Telnet é também muito útil para quem tem mais de uma conta na Internet, em máquinas diferentes.

        

TALK


        O Talk é um programa que permite a dois usuários da Internet poderem comunicar-se automaticamente. Para estabelecer uma conexão por Talk, um dos usuários deve inciá-lo com o comando: talk endereço eletrônico do destinatário. Por exemplo, se desejamos fazer um talk com o Rodrigo Garcia no endereço rogarcia@softhome.net é só inserir o seguinte comando no prompt do Unix: Talk rogarcia@softhome.net. O destinatário receberá um aviso de que alguém (identificado pelo endereço eletrônico) está querendo estabelecer um Talk.
        Se você não trabalha diretamente com o sitema operacional Unix, use o programa WinTalk for Windows. É o mais comum e o mais simples de ser usado.